DATAÍSMO EPISTOCRATA PARASITÁRIO

COMO A SALA DE AULA PODE MITIGAR AS ARMADILHAS DO DISCURSO SOBRE TECNOLOGIA

  • Leonardo Reitano DL/FFLCH, Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: dataísmo, epistocracia, educação, tecnologia, semiótica

Resumo

Este artigo aborda um tipo de discurso, denominado “dataísmo epistocrata parasitário”, apresentando suas principais características e o modo como ele se utiliza da tecnologia e da linguagem para promover ideais antidemocráticos e antiacadêmicos. A partir de tal panorama, o texto propõe que a presença das tecnologias disruptivas contemporâneas – como chatbots, algoritmos e outros recursos digitais interativos – em sala de aula é uma forma importante de combate a tais discursos. O artigo defende que é através da análise das tecnologias, por um viés crítico e contextual, que seu “encanto místico” pode ser quebrado – ainda que, para isso, a própria configuração da prática docente precise se tornar mais interativa, conflitiva e metafórica.

Publicado
2024-09-18
Seção
Artigos