INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PERSONALIZAÇÃO, AUTONOMIA E ALINHAMENTO CURRICULAR NO NOVO ENSINO MÉDIO.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PERSONALIZAÇÃO, AUTONOMIA E ALINHAMENTO CURRICULAR NO NOVO ENSINO MÉDIO.

Palavras-chave: Palavras-chave: Inteligência Artificial; Educação Financeira; Aprendizagem Significativa; Autonomia Discente; Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Resumo

O artigo analisa o potencial da Inteligência Artificial (IA) como mediadora da aprendizagem em Educação Financeira (EF), fundamentado na Teoria da Aprendizagem Significativa e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir de pesquisa qualitativa e análise de 37 publicações (2020–2025), identifica que sistemas tutores inteligentes (STI) e plataformas adaptativas favorecem a personalização, o feedback formativo e o desenvolvimento da autonomia discente. Os resultados mostram que a IA pode fortalecer o pensamento crítico e o protagonismo estudantil quando orientada por práticas éticas. No Brasil, sua integração ainda é limitada por desafios de infraestrutura e formação docente, embora iniciativas regionais, como o “Educa Pé-de-Meia Digital”, evidenciem seu potencial. Conclui-se que a IA deve promover equidade, formação docente contínua e uso responsável.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BIKKLEN, S.; BOGDAN, R. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BIESTA, G. J. J. Educational Research: an unfinished project. Educational Theory, v. 70, n. 6, p. 713–726, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação Financeira. Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF. Brasília: CONEF, 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996.
CAMINE, R. Educação financeira e formação crítica. São Paulo: Cortez, 2016.
CORDEIRO, M.; SOUZA, A. Ferramentas generativas e autoria estudantil na educação básica. Revista e-Curriculum, v. 22, n. 1, p. 1–20, 2024.
CRESWELL, J. W.; POTH, C. N. Qualitative inquiry and research design. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2018.
DENZIN, N. The Research Act. 4. ed. New York: Routledge, 2017.
FENG, M. et al. Using ASSISTments to Assess Student Learning. International Journal of Artificial Intelligence in Education, v. 19, p. 1–27, 2009.
FLAVELL, J. H. Metacognition and Cognitive Monitoring. American Psychologist, v. 34, p. 906–911, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADAMER, H.-G. Verdade e método. Petrópolis: Vozes, 2002.
HOLMES, W.; BIALIK, M.; FADEL, C. Artificial Intelligence in Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Boston: Center for Curriculum Redesign, 2019.
HOLMES, W.; PORAYSKA-POMSTA, K. AI for Learner Metacognition. British Journal of Educational Technology, v. 52, p. 1–15, 2021.
KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Papirus, 2003.
KNOX, J.; WILLIAMSON, B.; BAYNE, S. The Datafied Teacher. Learning, Media & Technology, v. 45, n. 3, p. 1–14, 2020.
KOEDINGER, K. R.; CORBETT, A. T. Cognitive Tutors: Technology Bringing Learning Science to the Classroom. In: SAWYER, K. (Ed.). The Cambridge Handbook of the Learning Sciences. Cambridge: Cambridge University Press, 2006.
KOSTER, E.; DUTILH NOVAES, K. AI, Reasoning and Education: Ethical Challenges. AI & Society, v. 38, p. 1309–1321, 2023.
LIMA, T.; SILVA, R. Personalização da Aprendizagem com IA. Revista Brasileira de Educação, v. 28, p. 1–15, 2023.
LUCKIN, R. et al. Intelligence Unleashed: An Argument for AI in Education. London: Pearson, 2016.
MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2014.
MORAN, J.; BACICH, L.; TREVISANI, F. M. Metodologias Ativas e Processos Formativos. São Paulo: Penso, 2020.
OCDE. Education in the Digital Age: Indicators of Innovation. Paris: OECD Publishing, 2023.
PEDRÓ, F. Artificial Intelligence in Education: Challenges and Opportunities. UNESCO, Paris, 2021.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1978.
SEDUC–PI. Educa Pé-de-Meia Digital: Relatório Técnico. Teresina: Secretaria de Educação do Piauí, 2025.
SELWYN, N. Should Robots Replace Teachers? AI and the Future of Teaching. Cambridge: Polity Press, 2022.
VIEIRA, A.; PESSOA, M. Letramento financeiro e formação cidadã. Revista Educação e Pesquisa, v. 46, p. 1–20, 2020.
WILLIAMSON, B.; EYNON, R. AI in Education: Policy Futures. Learning, Media & Technology, v. 45, n. 1, p. 1–15, 2020.
ZAWACKI-RICHTER, O. et al. Systematic Review of Research on Artificial Intelligence in Education (2007–2018). International Journal of Educational Technology in Higher Education, v. 17, p. 1–36, 2020.
Publicado
2025-11-30
Como Citar
Mariano, R. M. D. S., & Márcio Eugen Klingenschmid Lopes dos Santos. (2025). INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: PERSONALIZAÇÃO, AUTONOMIA E ALINHAMENTO CURRICULAR NO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista De Ubiquidade, 8(2), 08-22. Recuperado de https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2317
Seção
Artigos