https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/issue/feedRevista de Ubiquidade2024-03-08T18:43:07+00:00Contatoubiquidade@anchieta.brOpen Journal Systems<p>A revista Ubiquidade é uma publicação semestral vinculada ao curso de Sistemas de Informação do UniAnchieta, exclusivamente eletrônica, que pretende divulgar contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas às áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), estando aberta para trabalhos científicos de pesquisadores nacionais ou internacionais.<br>O envio de trabalhos para apreciação, assim como o pedido de informações, pode ser feito por meio do endereço ubiquidade@anchieta.br.<br>O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade de seus autores, cuja autorização expressa é necessária à publicação.</p>https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2119A LESSON STUDY COMO POSSIBILIDADE FORMATIVA DE FUTUROS PROFESSORES NO CONTEXTO DE UMA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OFERECIDA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA2024-03-08T18:43:04+00:00Priscila Bernardo MARTINSubiquidade@anchieta.br<p>O presente trabalho tem como objetivo apresentar a <em>Lesson Study</em> como uma possibilidade de formação para os futuros professores, ao ser implantada ainda na matriz curricular dos cursos de licenciatura. A pesquisa foi fundamentada em uma revisão sistemática de literatura, buscando averiguar as referências estudadas por autores de outros países, referente à influência dessa prática sob a formação inicial de professores, diante de algumas melhorias investigadas na aprendizagem e formação de futuros professores. Este estudo visa a consolidar a metodologia formativa com o Estágio Curricular em cursos a distância, com o objetivo de qualificar a formação docente nos contextos de educação a distância.</p>2024-03-08T18:05:26+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2120TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE PROBABILIDADE 2024-03-08T18:43:05+00:00Vanderson Gomes BOSSIvanderson.bossi@hotmail.comMarcio Eugen Klingenschmid Lopes dos SANTOS marcio.santos@cruzeirodosul.edu.br<p>Na sociedade contemporânea, a manipulação e compreensão de dados são cruciais para a cidadania, destacando a importância do ensino de probabilidade, desde os primeiros anos escolares. Este artigo visa a apresentar os resultados de uma pesquisa sobre o uso de tecnologias no ensino dessa disciplina. A investigação abrangeu o acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) nos últimos doze anos, encontrando e analisando 12 pesquisas. A abordagem de incorporar a tecnologia como metodologia de ensino nos conteúdos probabilísticos pode estimular os alunos a construírem o conhecimento, promovendo a autoaprendizagem e envolvendo-os ativamente na investigação estatística. Esse enfoque visa a preparar os estudantes para uma participação mais ativa e informada na sociedade digital.</p>2024-03-08T18:13:21+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2121DESAFIOS DA ADOÇÃO DAS MÍDIAS SOCIAIS POR IDOSOS2024-03-08T18:43:05+00:00Carla Fernanda MELAZZIcfmelazzi@gmail.com<p>A evolução da tecnologia digital tornou-se um aspecto fundamental na vida das pessoas, ocasionando mudanças na sociedade, por meio da adoção dos dispositivos eletrônicos, permitindo enormes vantagens na comunicação entre os indivíduos. Com 8 bilhões de pessoas no mundo, devido ao aumento da expectativa de vida e a OMS projetando o envelhecimento populacional, o número de idosos triplicará até 2050, representando no Brasil 50% da população. A partir desses dados, o objetivo deste estudo foi a identificação dos desafios da adoção das mídias sociais pelos idosos 60+, no Brasil, procurando correlacionar suas características potenciais nas influências de percepção de utilidade e percepção de facilidade de uso. A base do estudo foi no modelo de adoção de tecnologia (Technology Acceptance Model). Investigou-se o quanto os idosos 60+ estão conectados à internet, no uso diário, geração de conhecimento e na resolução de problemas, além de achados sobre a indiferença em relação ao etarismo e ao declínio funcional, quando se trata da utilização das mídias sociais.</p>2024-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2122O ENSINO NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)2024-03-08T18:43:06+00:00Terezinha Marisa Ribeiro de OLIVEIRA terezinha.marisa@gmail.comCarmem Lúcia Costa AMARALcarmem.amaral@cruzeirodosul.edu.br<p>O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem vem aumentando ao longo dos anos, devido ao avanço das tecnologias. Neste artigo, apresentaremos o resultado de uma pesquisa que investigou seu uso na formação dos professores e na aprendizagem dos estudantes. Para este último, mostraremos alguns aplicativos que foram utilizados no ensino de Química e de Matemática. As pesquisas mostram a importância do ensino por meio das tecnologias, com o objetivo de aumentar a participação e o interesse dos estudantes. Assim, os professores, ao inovarem no ensino com as tecnologias, propiciam aos estudantes a aprendizagem de modo significativo.</p>2024-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2123TECNOLOGIAS E AULAS PRÁTICAS2024-03-08T18:43:06+00:00Fabiana Aparecida VILAÇAvilaca.fabi@gmail.comRaphael Paixão Branco TEIXEIRAprofessor.raphaelpaixao@gmail.comRita de Cássia FRENEDOZOritafrenedozo@yahoo.com<p>Promover um ensino estruturado e dinâmico em Citopatologia pode alinhar-se à formação dos profissionais de saúde. Os professores podem identificar tendências na produção acadêmica e estabelecer uma relação entre essas técnicas e o ensino prático, alinhado às tecnologias da área, visto que, a inteligência artificial já é uma realidade no diagnóstico laboratorial e a patologia digital trará, para o meio acadêmico, uma nova tendência no ensino de Citopatologia. A análise de conteúdo utilizada para mapear essas produções inclui fatores como quantidade de trabalho, classificação, origem da pesquisa, aplicação, objetivos e técnicas. Os resultados mostram que o ensino de citopatologia deve se concentrar no aprimoramento de habilidades práticas que levam ao diagnóstico e não apenas na teoria. A busca de novos métodos e técnicas de ensino é crucial para o desenvolvimento de futuros profissionais com competências técnicas, contribuindo para a promoção da saúde.</p>2024-03-08T18:32:52+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2124NÃO OLHE PARA CIMA2024-03-08T18:43:07+00:00Marco Antônio Sanches ANASTACIOmarcosanches.prof@gmail.comMarcos Rincon VOELZKEmrvoelzke@hotmail.comAlencar Coelho da SILVAacalencarfis@gmail.comVinicius Alves RODRIGUESvalves@ime.usp.br<p>O período de isolamento social provocado pelo vírus COVID-19 ficou marcado pelo debate de questões adormecidas como o negacionismo científico. Esse cenário trouxe à tona no meio escolar a necessidade de se repensar o ensino de ciências à luz do que se espera da formação do indivíduo ao final da etapa da Educação Básica (EB). Nesse sentido, esta pesquisa utilizou o filme <strong>Não olhe para cima</strong> como tema gerador para produção pelos alunos de um <em>podcast</em> que provocasse uma discussão em torno de um tema controverso, buscando promover a Alfabetização Científica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos resultados apontam que os discursos produzidos pelos alunos remetem a uma criticidade e releitura do momento social diante de crises globais.</p>2024-03-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidade