https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/issue/feedRevista de Ubiquidade2024-09-18T18:36:51+00:00Contatoubiquidade@anchieta.brOpen Journal Systems<p>A revista Ubiquidade é uma publicação semestral vinculada ao curso de Sistemas de Informação do UniAnchieta, exclusivamente eletrônica, que pretende divulgar contribuições originais, teóricas ou empíricas, relacionadas às áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC), estando aberta para trabalhos científicos de pesquisadores nacionais ou internacionais.<br>O envio de trabalhos para apreciação, assim como o pedido de informações, pode ser feito por meio do endereço ubiquidade@anchieta.br.<br>O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade de seus autores, cuja autorização expressa é necessária à publicação.</p>https://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2165APRENDIZAGEM ATIVA E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO2024-09-18T18:36:49+00:00Vera Maria Jarcovis Fernandesubiquidade@anchieta.brPaula Cezaroubiquidade@anchieta.brKatia Christina de Oliveiraubiquidade@anchieta.brDaiana Monteiro Lopes de Mouraubiquidade@anchieta.br<p>O presente artigo aborda sobre a aprendizagem ativa e as tecnologias digitais na educação, a aplicação de novas perspectivas metodológicas em conjunto com as tecnologias no ensino e aprendizagem de alunos e professores, como maneira de permitir novas formas de ensinar. Para levar avanços relevantes no processo de aprendizagem, alguns métodos foram utilizados, tais como: ensino híbrido e aprendizagem ativa, sala de aula invertida. O objetivo deste trabalho é, portanto, <br>abordar como os meios tecnológicos e ferramentas digitais podem facilitar a aprendizagem ativa, a importância do blog na educação, a blended learning e seus benefícios na sala de aula, novas tecnologias e ferramentas que estão disponíveis para todo o ensino. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura na base de dados Scielo, visando encontrar artigos da última década acerca da temática estudada.</p>2024-09-18T18:10:08+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2166DATAÍSMO EPISTOCRATA PARASITÁRIO2024-09-18T18:36:49+00:00Leonardo Reitanoubiquidade@anchieta.br<p>Este artigo aborda um tipo de discurso, denominado “dataísmo epistocrata parasitário”, apresentando suas principais características e o modo como ele se utiliza da tecnologia e da linguagem para promover ideais antidemocráticos e antiacadêmicos. A partir de tal panorama, o texto propõe que a presença das tecnologias disruptivas contemporâneas – como chatbots, algoritmos e outros recursos digitais interativos – em sala de aula é uma forma importante de combate a tais discursos. O artigo defende que é através da análise das tecnologias, por um viés crítico e contextual, que seu “encanto místico” pode ser quebrado – ainda que, para isso, a própria configuração da prática docente precise se tornar mais interativa, conflitiva e metafórica.</p>2024-09-18T18:15:34+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2167AUTISMO NO ENSINO SUPERIOR2024-09-18T18:36:50+00:00Vanderlei Ienneubiquidade@anchieta.br<p>A crescente entrada de estudantes autistas no ensino superior reflete o avanço em direção à equidade educacional. Este artigo investiga estratégias pedagógicas para a integração acadêmica e social desses estudantes, sabendo que o espectro inclui desafios em habilidades sociais, comportamentos repetitivos e comunicação, criando barreiras no ambiente universitário. Então, a transição para o ensino superior é especialmente desafiadora para essas pessoas, exigindo adaptações institucionais significativas. Este texto destaca a importância de práticas educacionais inclusivas que reconheçam a diversidade neurológica e promovam a igualdade de oportunidades. O objetivo é preparar educadores e administradores com estratégias eficazes para apoiar estudantes autistas, promovendo um ambiente acadêmico inclusivo e enriquecido pela diversidade.</p>2024-09-18T18:19:26+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2168FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROPRIEDADE INTELECTUAL2024-09-18T18:36:50+00:00Joni A. Amorimubiquidade@anchieta.br<p>As tecnologias de informação e de comunicação são cada vez mais utilizadas, com televisões, celulares e outros equipamentos ligados a redes. Isso se viabiliza com a computação ubíqua, ou pervasiva, que vem permitindo a integração das tecnologias, tornando sua presença natural no cotidiano das pessoas. Nesse sentido, este trabalho analisa a formação continuada em propriedade intelectual e sugere formas alternativas do oferecimento de cursos para que estes possam ocorrer em maior escala, através do apoio das tecnologias hoje já disponíveis. O tema propriedade intelectual, que considera patentes e programas de computador, dentre outros, é ainda pouco discutido no Brasil, razão pela qual se torna essencial analisar cursos já oferecidos e, então, sugerir melhorias com base nas lições aprendidas.</p>2024-09-18T18:29:05+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidadehttps://revistas.anchieta.br/index.php/RevistaUbiquidade/article/view/2169WEBSITE PARA APRENDIZAGEM DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO – KODANO 2024-09-18T18:36:51+00:00Caio Batista de Andrade Nerisubiquidade@anchieta.brEmesson Lopes do Nascimentoubiquidade@anchieta.brVinicius Brandstatter Santosubiquidade@anchieta.brJuliano Schimiguelubiquidade@anchieta.br<p>Este artigo descreve a conceituação do Kodano, um futuro site de aprendizagem de linguagem de programação. Ele se aprofunda no conceito de ensino das linguagens HTML, CSS e JavaScript, tendo como base de sua estratégia a metodologia ativa, na qual o usuário interage com o conteúdo, com o objetivo de melhor fixação da informação transmitida. Resultados preliminares de estudos constatam que alunos que participaram de metodologias ativas, não apenas demonstraram uma maior fixação do assunto, mas também assimilaram o conteúdo com maior facilidade.</p>2024-09-18T18:35:12+00:00Copyright (c) 2024 Revista de Ubiquidade