A DISCREPÂNCIA DA IMPLANTAÇÃO E APURAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS EM EMPRESAS INDUSTRIAIS NO ENSINO TRADICIONAL DE CUSTOS:

Uma abordagem sobre o ensino da disciplina Contabilidade de Custos

  • CACOZZI, Alexandre
Palavras-chave: Contabilidade, Contabilidade de custos, Ensino

Resumo

Nos últimos anos, surgiram diversos Sistemas de Informação Integrados nas Empresa conhecidos como ERP. Os Sistemas de Informação surgiram com a finalidade de propor uma maior agilidade no processamento das informações e de dar mais condições no gerenciamento eficaz das empresas. A integração dos Sistemas se tornam indispensáveis devido ao surgimento de novas tecnologias de produção e a necessidade de se obter informações gerenciais mais interativos em um ambiente altamente competitivo. Por outro lado, por mais paradoxal que possa parecer, o ensino de contabilidade de custos, especialmente nos cursos de graduação, segue imune às transformações no ambiente empresarial posto que, continua a ser abordado nos referidos cursos, da mesma maneira que era há década sem a preocupação desse alinhamento com as inovações tecnológicas das empresas, tanto no aspecto operacional quanto da tecnologia da informação. Desse modo, apesar de se esperar que o ensino da matéria se apresente como agente de vanguarda e, portanto, protagonista de uma realidade que se vive, ele vem se portando, na melhor das hipóteses, como mero espectador dos acontecimentos.

Biografia do Autor

CACOZZI, Alexandre

Mestre em Ciências Contábeis pela PUC – SP, Mestre em Administração de Empresas pela Uni-Sant’Anna,
MBA em Controladoria pela USP. Professor de Graduação e Pós-graduação da UniAnchieta e Gerente de
Administração Financeira, Controladoria e Suprimentos.

Seção
ARTIGOS