UMA AVENTURA INTERDISCIPLINAR:

A PESQUISA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Samuel Alves Soares*
  • Márcia Adriana da Silveira
Palavras-chave: interdisciplinaridade, pesquisa, autonomia, estudante universitário, práticas pedagógicas

Resumo

O artigo apresenta a experiência da pesquisa interdisciplinar como prática pedagógica inovadora e levada a efeito em um curso de Administração. Conjugam-se dois esforços que marcam uma nova postura do processo de ensino-aprendizagem: a pesquisa como ferramenta de construção da autonomia do estudante universitário e a interdisciplinaridade, substrato de constituição de uma visão integradora e integralizante das práticas acadêmicas. A simbiose entre as duas posturas institui novos desafios para o ensino superior. A experiência em curso é apresentada nos marcos de sua prática, indicando as dificuldades encontradas e as exigências para sua continuidade. Um dos pontos centrais de sua efetivação é a intencionalidade, já que se trata de uma atitude deliberada e fundante de novos rumos e com um conteúdo político de tomada de decisões em um cenário de múltiplas alternativas, boa parte delas eivadas de conteúdo ideológico, utilitarista e tecnicista. A ruptura que se entende urgente e necessária busca fugir aos ditames da inovação como decorrência das exigências da chamada pós-modernidade, mas se instaura como opção político-pedagógica de um grupo de profissionais comprometidos.

Biografia do Autor

Samuel Alves Soares*

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, professor na Universidade Estadual Paulista – Unesp – Campus de Franca

Márcia Adriana da Silveira

Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade São Francisco, professora do curso de Administração da
Universidade São Francisco, Campus de Itatiba, SP.

Seção
ARTIGOS