AVALIAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL (QIE) EM FORMATO ELETRÔNICO

  • Márcia Adriana Silveira
Palavras-chave: avaliação informatizada, instrumento eletrônico, tecnologia da informação, questionário, recursos tecnológicos

Resumo

Analisou-se a eficácia do Questionário de Informática Educacional quanto à compreensão das questões, objetividade do enunciado e características da tarefa em relação aos possíveis tipos de uso e aplicação de recursos tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Participaram 21 professores do ensino superior privado, sendo que 57,1% eram do sexo feminino e 76,2% dos sujeitos possuíam formação pedagógica. O questionário é eletrônico com quatro módulos visando à caracterização do sujeito, do conceito, da aplicação e da freqüência do uso de recursos tecnológicos. Os resultados indicaram a necessidade de reformulação do módulo II, constituído por questões abertas, em função da dificuldade de compreensão e realização da tarefa pelos sujeitos. Os Módulos III e IV, compostos por questões fechadas, não apresentaram dificuldade.

Biografia do Autor

Márcia Adriana Silveira

Mestre em Psicologia Escolar pela Universidade São Francisco. Professora de Administração na Universidade São Francisco, Campus de Atibaia, SP.

Seção
ARTIGOS