O DUALISMO E A CONCEPÇÃO DE HOMEM EM RENÉ DESCARTES

  • Sidnei Ferreira de Vares
  • José Renato Polli
Palavras-chave: dualismo, racionalismo, dúvida metódica

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção cartesiana de homem, abordando os principais aspectos da teoria de René Descartes, principalmente a questão do dualismo corpo e alma. Desejamos suscitar uma discussão em torno do homem cartesiano, visto como “coisa pensante” ao mesmo tempo em que partilha de uma dimensão corpórea e concreta (res extensa). Com efeito, não pretendemos superar as aporias deixadas pela teoria cartesiana, fato do qual os pósteros têm-se imbuído com enorme avidez, mas apenas discutir tais posicionamentos. Não temos a pretensão de abarcar todos os aspectos no pensamento cartesiano, mas buscaremos desenvolver uma análise sintética de seu pensamento, para num segundo momento discutirmos a questão do dualismo corpo e alma e sua concepção de homem.

Biografia do Autor

Sidnei Ferreira de Vares

Licenciado em História e Pedagogia, graduando em Filosofia e Pós-graduado em Psicopedagogia. Professor do Centro Universitário Assunção.

José Renato Polli

Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Mestre em História Social (PUC-SP), doutorando em Educação (FEUSP). Professor do Centro Universitário Padre Anchieta.

Seção
ARTIGOS