EDUCAÇÃO: REPRODUÇÃO OU TRANSFORMAÇÃO?

  • Eduardo Tadeu Pereira
  • José Renato Polli
  • Sidnei Ferreira de Vares
Palavras-chave: educação, escola, reprodução, transformação, resistência

Resumo

ESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de discutir os conceitos de reprodução e transformação em educação, tendo como ponto de partida teórico as análises crítico-reprodutivistas que despontam na década de 70, assim como as análises de Paulo Freire e Dermeval Saviani, ambos teóricos brasileiros que, ao nosso ver, indicam alguns caminhos para a superação da reprodução cultural e social via escolarização. Tanto o conceito de reprodução quanto o de transformação, muito utilizados atualmente, sustentam um debate acirrado e polêmico, dividindo opiniões. As discussões em torno do papel da escola nas sociedades modernas exigem análises que irrompam com o determinismo teórico e possibilitem uma refuncionalização do sistema escolar. Com efeito, acreditamos que as idéias de Freire e Saviani possam contribuir para a superação do conceito de reprodução em educação.

Biografia do Autor

Eduardo Tadeu Pereira

Licenciado em História pela PUC/SP; Mestre e doutorando em Educação pela UNICAMP; professor do Centro Universitário Padre Anchieta

José Renato Polli

Licenciado em Filosofia e Pedagogia; Mestre em História Social pela PUC-SP; doutorando em Educação pela USP; Professor do Centro Universitário Padre Anchieta.

Sidnei Ferreira de Vares

Licenciado em História e Pedagogia pelo UniFAI; pós-graduado em Psicopedagogia pelo UniFAI; mestrando em Educação pela USP; professor do Centro Universitário Assunção

Seção
ARTIGOS