AS TÉCNICAS DE CENÁRIOS PROSPECTIVOS COMO FERRAMENTAS PARA A OBTENÇÃO DE VANTAGENS COMPETITIVAS

  • Antonio César Galhardi
Palavras-chave: : cenários prospectivos, vantagens, competitivas, estratégia

Resumo

A complexidade atual na gestão de organizações: as exigências dos consumidores são cada vez maiores e dinâmicas e têm provocado uma competição cada vez mais acirrada, ao mesmo tempo em que desperta um grande interesse na necessidade de ferramentas para a avaliação de possibilidades alternativas futuras. A busca por ferramentas que permitissem às organizações uma melhor orientação em face à nova realidade fez surgir o estudo de cenários prospectivos, como uma metodologia capaz de conceber um elenco de possibilidades, e desta forma ampliar a capacidade de as organizações projetarem e monitorarem suas ações estratégicas, no sentido de implantarem e preservarem suas vantagens competitivas. O presente estudo pretende investigar esta metodologia, os principais conceitos e aplicações relacionadas. As conclusões indicam a validade da metodologia de cenários prospectivos, como ferramenta no auxílio à definição de estratégias, ao mesmo tempo em que se apropria da incerteza e do risco, tornando o posicionamento estratégico mais robusto.

Biografia do Autor

Antonio César Galhardi

Professor MBA – Centro Universitário Padre Anchieta, Faculdade Politécnica de Jundiaí, Faculdade de Tecnologia de Jundiaí – Centro Paula Souza, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Engenharia Mecânica – FEMUNICAM, Pós-Doutorado em Administração-Florida Christian University – Orlando – USA.

Seção
ARTIGOS