O DINHEIRO DIGITAL, OS MOBILE PAYMENTS E A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

  • Vivaldo José Breternitz
  • Martinho Isnard Ribeiro de Almeida
Palavras-chave: dinheiro, digital, sistemas, móveis de pagamento, estratégia, visão, planejamento estratégico

Resumo

Nos próximos anos, os avanços tecnológicos vão permitir que surjam novas formas digitais de transações comerciais e financeiras e que o dinheiro na forma de papel ou moeda deixe de existir. A velocidade desses avanços depende de uma série de fatores de diversas ordens: tecnológica, legal, política, social etc. Porém, desde já os profissionais que trabalham com Planejamento Estratégico têm que levar em conta essa realidade na construção de sua visão de futuro, de forma a preparar as organizações para uma realidade substancialmente diferente da atual. Este trabalho pretende discutir alguns aspectos e conceitos relacionados ao assunto, em especial a um dos mais modernos métodos de pagamento alternativos ao dinheiro sob a forma de notas, moedas, cheques e cartões de crédito convencionais, os Mobile Payments (MPs), como forma de contribuir para o tratamento do assunto no âmbito da construção da estratégia organizacional. Os autores concluem afirmando que nos próximos anos a utilização dos MPs deve crescer bastante, embora acreditem que no curto prazo a utilização de notas e moedas, cheques e cartões de crédito/débito ainda deve predominar.

Biografia do Autor

Vivaldo José Breternitz

Doutorando em Administração pela FEA-USP, professor do Centro Universitário Padre Anchieta (FACECA) e da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FCI) – breter@usp.br

Martinho Isnard Ribeiro de Almeida

Livre-Docente pela FEA-USP, professor da mesma Universidade (FEA) – martinho@usp.br.

Seção
ARTIGOS