CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL E REGIONAL DA CONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL E REGIONAL DA PRODUÇÃO DE BIODIESEL BRASILEIRA PRODUÇÃO DE BIODIESEL BRASILEIRA L BRASILEIRA

  • Junior Ruiz Garcia
Palavras-chave: Programa Brasileiro de Biocombustíveis, biodiesel, concentração industrial, regional

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar se há um processo de concentração industrial e espacial na indústria de biodiesel brasileira. Após quatro anos de lançamento do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), o Brasil já possui capacidade industrial instalada suficiente para elevar a mistura de 3%, para cerca de 8,6%. Porém, ao analisar-se a organização espacial e estrutural dessa indústria observa-se à ocorrência de um processo, mesmo que inicial, de concentração industrial e, mesmo espacial da capacidade produtiva instalada no país. A Região Centro-Oeste responde por cerca de 36,7% (1,38 bilhão de litros) da capacidade instalada nacional (3,76 bilhões de litros), sendo que somente o Estado do Mato Grosso responde por 67,5% do total regional. No que se refere à concentração industrial, verifica-se que 53,2% (33) das unidades produtivas instaladas (62) no país podem ser classificadas quanto ao tamanho como médias (entre 25 e 50 mil ton./ano) e grandes (acima de 50 mil ton./ano), as quais respondem por 94,3% da capacidade instalada nacional. Sendo que as cinco maiores empresas produtoras de biodiesel participam com 45% (1,7 bilhões de litros) da capacidade instalada total.

Biografia do Autor

Junior Ruiz Garcia

GARCIA, J. R., doutorando em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor da Faculdade de Economia e Administração da Puc-Campinas.

Seção
ARTIGOS