FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA: MÉTODO DE CUSTEIO TRADICIONAL X CUSTEIO ABC

  • Alexandre Cacozzi
  • Isabela Ferreira Martins
Palavras-chave: Formação do preço de venda, Competitividade, Método de Custeio ABC

Resumo

Um dos fatores decisivos para garantir vantagem competitiva e aumentar a lucratividade do negócio é a formação do preço de venda. A eficiência na gestão de custos resulta em redução dos gastos e um produto mais barato. A permanência da empresa no mercado está diretamente relacionado em conseguir manter um equilíbrio entre a qualidade, o preço e o custo. Este é o desafio que as organizações enfrentam no meio empresarial, com a diversidade de produtos aquele que melhor ofertar conquistará o mercado. Entre as ferramentas da gestão de custos surge o método de custeio ABC, uma forma mais aprimorada de se apurar o custo e amenizar as distorções provocadas pelo uso do rateio, além de proporcionar informações gerenciais que servirá de auxílio na tomada de decisão. Uma ferramenta tão sofisticada como o custeio ABC exigirá investimento considerável para sua implantação, entretanto, ele proporcionará a mensuração do custo mais próximo do real. Este artigo tem como principal objetivo demonstrar como os custos refletem na gestão do preço de venda, por meio do método de custeio ABC, partindo da seguinte questão: Qual o preço de venda do produto utilizando o método de custeio tradicional versus o método de custeio ABC na gestão de preços formado pelo mark-up? Para exemplificar será utilizado um estudo de caso hipotético.

Biografia do Autor

Alexandre Cacozzi

Professor em Graduação e Pós Graduação na área Contábil e Financeira e Gerente de Controladoria e Administração Financeira, Mestre em Ciências Contábeis pela PUC São Paulo.

Isabela Ferreira Martins

Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Padre Anchieta

Seção
ARTIGOS