INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E TIMELINESS: UMA PESQUISA EMPÍRICA NO MERCADO BRASILEIRO

  • Márcia Adriana da Silveira Gomes

Resumo

O presente artigo teve por finalidade realizar um estudo a respeito da oportunidade (timeliness) das demonstrações contábeis das companhias abertas no mercado brasileiro. Para executar seus objetivos, foi realizada uma pesquisa empírica, utilizando-se da metodologia positiva, sob a qual foi levanta como hipótese de pesquisa que as empresas que receberam indicações ao prêmio ANEFAC possuem maior oportunidade (timeliness) nas informações contábeis do que empresas não integrantes do grupo indicado. Foi então utilizado um modelo matemático, que através da relação entre os retornos das empresas e os lucros apurados, estabelecendo-se uma regressão multivariada para avaliar a relação entre os preços das ações e os números contábeis, baseados em modelo previsto na literatura. Foram utilizadas como variáveis os retornos contábeis, os lucros contábeis e a variação dos lucros. Os resultados da pesquisa empírica demonstraram que as empresas que receberam indicações ao prêmio ANEFAC nos últimos 5 anos não possuem maior timeliness no conteúdo das suas informações contábeis, não se podendo aceitar a hipótese inicialmente proposta.

Biografia do Autor

Márcia Adriana da Silveira Gomes

Coordenadora e professora do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí (msilveira@netwave.com.br).

Seção
ARTIGOS