A PRÁTICA DAS CINCO DISCIPLINAS NAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE:

O DIÁLOGO E A GESTÃO PARTICIPATIVA COMO PRÁTICA PARA COMPARTILHAR CONHECIMENTOS

  • Fernanda de Moraes Rossi Affonso
  • Janaína Priscila Rodrigues Firmino
  • Antonio Carlos Zambon

Resumo

O desenvolvimento de tecnologias para resolver problemas sociais contemporâneos tornou-se uma constante nas universidades e centros de pesquisa. Sem desmerecer as pesquisas e intenções válidas, este artigo pretende apresentar quanto o pensamento e o comportamento humano influenciam tais problemas sociais, tanto na manutenção de sua causa, quanto na ampliação de seus efeitos, e que a criação de conhecimento por meio de métodos de aprendizagem coletiva pode ser o caminho para que mudanças gradativas e eficazes sejam possíveis. Os resultados teóricos apresentados originam-se da aplicação prática das Cinco Disciplinas de Aprendizagem Organizacional (SENGE, 2011) utilizando técnicas ou métodos de diálogo para exemplificar tal utilização.

Biografia do Autor

Fernanda de Moraes Rossi Affonso

Especialista em Marketing, Professora Universitária e Consultora empresarial. Colaboradora do
GEICON/Unicamp. (fernandademoraes@gmail.com).

Janaína Priscila Rodrigues Firmino

Especialista em Gestão Empresarial, Professora Universitária e Consultora empresarial. Colaboradora do GEICON/Unicamp. (janainaprfirmino@gmail.com).

Antonio Carlos Zambon

Doutor em Engenharia de Produção, Professor da FT/Unicamp. Pesquisador do GEICON.
(zambon@ft.unicamp.br).

Seção
ARTIGOS