CONSUMIDOR IDOSO: UM ESTUDO SOBRE A TOMADA DE DECISÃO NA COMPRA DE SERVIÇOS DE TURISMO

  • Marco Aurélio Carino Bouzada
  • Luciana Merçon
Palavras-chave: Consumidor Idoso, Serviços de Turismo, Tomada de Decisão

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi identificar quais os fatores e as variáveis demográficas
(gênero, faixa etária, renda e escolaridade) que mais influenciam a tomada de decisão da
terceira idade na compra de serviços de turismo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de
campo com os associados da terceira idade da Associação dos Aposentados e Pensionistas de
Volta Redonda (AAP-VR), no estado do Rio de Janeiro. A fundamentação teórica levantada
para esta pesquisa mostrou-se relevante, abrangendo temas sobre tomada de decisão,
satisfação/lealdade/confiança, lazer/turismo e terceira idade. A partir do universo da AAPVR, foi extraída uma amostra de 100 respondentes e os dados foram tratados através da
utilização da Análise Fatorial e da Regressão Linear Múltipla para atender o objetivo e
verificar as hipóteses. Os resultados que mais se destacaram foram: as mulheres viajam com
mais frequência que os homens e quanto menor o grau de instrução, maior a frequência de
viagens.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Carino Bouzada

Doutor em Administração - COPPEAD/UFRJ. Professor Universidade Estácio de Sá do Programa de Mestrado
em Administração e Desenvolvimento Empresarial. (marco.bouzada@estacio.br).

Luciana Merçon

Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial - MADE/UNESA). Diretoria Financeira e Contábil.
PSA Peugeot Citroen. (luciana.mercon@mpsa.com).

Seção
ARTIGOS