O MATRIMÔNIO PERFEITO: A FIGURA DA FAMÍLIA EM NELSON RODRIGUES

  • Iago Nunes dos Santos
  • Carla Cristina Fernandes Souto
Palavras-chave: Valorações sociais, Patriarcado, Figura paterna, Álbum de Famíli, Senhora dos Afogados

Resumo

O presente artigo busca analisar o modo como a figura paterna é representada nas famílias construídas
em duas tragédias de Nelson Rodrigues: Álbum de família e Senhora dos afogados. O objetivo é
verificar se as valorações do patriarcado brasileiro, que são representadas nas figuras paternas das
peças, estão estruturadas da mesma forma nas duas tragédias. Como referenciais teóricos, são
utilizados o conceito da poética sociológica, de Valentin Volochinov, que abordará a questão de
valorações sociais; o estudo sobre a constituição familiar ocidental, de Elisabeth Roudinesco; e os
estudos sobre o trágico no teatro desagradável de Nelson Rodrigues, de Carla Souto. A análise foi
realizada por meio da comparação de duas tragédias de Nelson Rodrigues: Álbum de Família e
Senhora dos Afogados. Conclui-se que em ambas as tragédias a figura paterna é considerada o cerne
da constituição familiar, mas as simbologias nas quais cada figura paterna está fundamentada são
diferentes: em Álbum de família, podemos ver o patriarca construído com base em valores cristãos,
enquanto em Senhora dos afogados vemos o pai delineado com base em valores sociais e políticos.

Biografia do Autor

Iago Nunes dos Santos

Licenciando em Letras-Português, IFSP/Campus São Paulo. E-mail: iagonunessantos@gmail.com

Carla Cristina Fernandes Souto

Doutora em Teoria da Literatura/UFRJ, docente do Departamento de Humanidades/Letras-Português,
IFSP/Campus São Paulo. E-mail: carla.souto@gmail.com

Seção
Artigos