SEXUALIDADE E PRAZER FEMININOS COMO DISCURSO: UMA ANÁLISE DA LETRA LALÁ, DE KAROL CONKÁ

  • Ana Luiza Gerfi Bertozzi
  • Charles Borges Casemiro
Palavras-chave: Sexualidade feminina, Silenciamento, Discurso, Letra de canção, Karol Conká

Resumo

O artigo analisa a letra da canção “Lalá”, de Karol Conká, pensando a sexualidade e o prazer
femininos como componentes de um discurso que se contrapõe ao silenciamento social imposto à
mulher. Para tanto, partimos de alguns conceitos da Análise de Discurso, do ponto de vista de Bakhtin
(1999) e Orlandi (2009), das considerações de Gonçalves (2011) a respeito da música popular como
uma criação literária disposta a extrapolar o seu lugar e como produção artística que questiona a
sociedade e seu lugar no cânone musical tradicional e, por fim, sobre a sexualidade feminina a partir
de Ribeiro (1999) e Paranhos (2015). Desse modo, analisamos os recursos discursivos e os sentidos
produzidos na canção “Lalá”, tentando entender sua extensividade como elementos discursivos
recorrentes no discurso musical feminino de recolocação da mulher na sociedade, apresentando-os
como forma de combate e de quebra do silenciamento historicamente imposto à sexualidade e ao
prazer feminino.

Biografia do Autor

Ana Luiza Gerfi Bertozzi


Licencianda em Letras-Português, IFSP/Campus São Paulo. E-mail: ana.bertozzi@gmail.com

Charles Borges Casemiro

Doutorando em Literatura Portuguesa/USP, docente do Departamento de Humanidades/Letras-Português,
IFSP/Campus São Paulo. E-mail: oprofcharles@gmail.com

Seção
Artigos