BUSCANDO NOVOS MÉTODOS

  • Maria Angela Borges Salvador
Palavras-chave: metodologia, ensino superior, técnica, pesquisa científica, conhecimento científico

Resumo

Este artigo procura discutir a importância dos trabalhos ligados à disciplina de “Metodologia e Técnicas do Trabalho Científico, presente na grade curricular de boa parte dos cursos de graduação. Busca, ainda, resgatar a problemática herança histórica que atravessa esta disciplina, principalmente aquela que confunde “método” e “técnica”, com o evidente empobrecimento do primeiro. Finalmente, quer colocar em pauta a necessidade de reavaliação constante de seus conteúdos programáticos, tanto no sentido de adequá-los à realidade dos alunos recém chegados ao nível superior, quanto ao próprio processo de produção do conhecimento científico.

Biografia do Autor

Maria Angela Borges Salvador

SALVADORI, Maria Angela Borges
Bacharel e licenciada em História (IFCH/UNICAMP). Mestre em História (IFCH/UNICAMP) e doutora em
Educação (FE/UNICAMP). Professora de História da Educação I e II e Pesquisa em Educação junto à
Faculdade de Educação Padre Anchieta. Professora de Metodologia e Técnica da Pesquisa Científica
junto à Faculdade de Psicologia Padre Anchieta.

Seção
Artigos