LETRAMENTO: PRÁTICAS DE LEITURA NO COTIDIANO DOS JOVENS
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as práticas de letramento relacionadas
à leitura de 30 alunos da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, da
cidade de Campinas - SP. Os dados foram coletados através de um questionário composto por 18
práticas de leitura presentes no cotidiano, cuja aplicação foi coletiva, na presença da pesquisadora.
Os resultados mostraram que a leitura de cartas (90,0%; F=27) e de letreiro de ônibus (90,0%;
F=27) são as práticas mais freqüentes no cotidiano desses jovens. Entre as práticas menos
freqüentes destacou-se a leitura de receitas culinárias (43,4%; F=13). Pode-se concluir que esses
jovens possuem, como prática cotidiana, a leitura de diferentes portadores de texto, o que favorece
a inserção social e cultural do indivíduo á medida que o torna um indivíduo letrado.