A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS NA EDUCAÇÃO – DIFERENTES ABORDAGENS

  • Maria Aparecida Mezzalira Gomes
Palavras-chave: Aprendizagem, desenvolvimento cognitivo, estratégias de aprendizagem, jogos, solução de problemas

Resumo

Nas últimas décadas, estudos teóricos e de investigação têm destacado o jogo como um dos
fatores de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Esse artigo analisa algumas contribuições
sobre o tema, a partir do referencial piagetiano, assim como da Psicologia soviética e, mais
recentemente da Psicologia Cognitiva fundamentada na Teoria do Processamento da Informação. O
objetivo é o de contribuir para alicerçar a prática pedagógica e psicopedagógica com jogos,
sempre objetivando reforçar os vínculos dos sujeitos com a própria aprendizagem e sanar possíveis
dificuldades dos alunos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Mezzalira Gomes

Mestre em Educação pela FE-UNICAMP e Doutoranda pela mesma Universidade. Professora das
Faculdades Padre Anchieta e Escola Superior de Educação Física de Jundiaí.

Seção
Artigos