ESCREVER NO COTIDIANO... ALGUMAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO

  • Eliane Porto Di Nucci
Palavras-chave: Letramento, Escrita, Ensino Médio

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as práticas de letramento relacionadas à escrita, de jovens alunos da 3ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública
estadual, da cidade de Campinas - SP. Os dados foram coletados através de um questionário
composto por 18 práticas de escrita, presentes no cotidiano. Os resultados mostram que elaborar
cartas (86,7%; F=26) e bilhetes (70,0%; F=21) e anotar na agenda (73,3%; F=22) são as práticas
mais freqüentes no cotidiano desses jovens. Entre as práticas menos freqüentes destacam-se
redigir telegramas (33,3%; F=11) e ofícios (36,7%; F=10). Conclui-se que esses jovens possuem a
escrita como uma prática bastante presente no cotidiano, o que parece favorecer a inserção social
e cultural do indivíduo.

Biografia do Autor

Eliane Porto Di Nucci

Doutora em Educação - Unicamp. Docente da Universidade São Francisco e docente da Faculdade de
Psicologia Padre Anchieta.

Seção
Artigos