SÓDIA E ENTONAÇÃO PROSÓDIA E ENTONAÇÃONA FASE PRÉ NA FASE PRÉ NA FASE PRÉ-LINGÜÍSTICA LINGÜÍSTICA DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM P. DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM EM P. O DA LINGUAGEM EM P.B.

  • Lígia Formico Paoletti
Palavras-chave: Aquisição da Linguagem, Prosódia, Análise acústica

Resumo

Estudos que propõem a correlação entre prosódia e/ou entonação à aquisição da linguagem,
sobretudo do Português do Brasil, foram tratados por muito tempo de maneira periférica e escassa.
Podemos dizer que este fato é decorrência, principalmente, das dificuldades metodológicas de
análise dos dados de fala espontânea da criança de modo a não perder a qualidade sonora/acústica.
A partir da problemática mencionada, nos propomos a fazer duas tarefas. A primeira, um
levantamento de algumas pesquisas que enfatizam a descrição e análise da prosódia e aspectos
como entonação da fala da criança; e a segunda, apontar os diferentes estudos da aquisição da
prosódia feitos no Brasil.

Biografia do Autor

Lígia Formico Paoletti


Mestre em Lingüística. Professora do Centro Universitário Padre Anchieta.

Seção
Artigos