TRANSTORNO DO PÂNICO: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO PENSAMENTO VYGOTSKIANO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Angélica Ilha Gonçalves
Palavras-chave: Vygotsky, Educação a Distância, Sociointeracionismo

Resumo

Um reflexo da evolução tecnológica é o desenvolvimento da Educação a
Distância (EaD) online. No contexto brasileiro esse crescimento foi impulsionado através da
criação da Universidade Aberta do Brasil. No entanto, não basta apenas um aumento em
termos quantitativos para garantir a oferta de uma educação de qualidade, para isso é
necessária uma reflexão do ponto de vista qualitativo desse processo. Entre os estudiosos
sobre a aprendizagem e desenvolvimento, destaca-se Vygotsky que observou a importância de
aspectos como a interação para o processo de aprendizagem, entre as décadas de 1920 e 1930.
Considerando a relevância de seus estudos e o desenvolvimento da EaD, o presente trabalho
buscou refletir sobre as possíveis implicações de seu pensamento à Educação a Distância.

Biografia do Autor

Angélica Ilha Gonçalves

Mestranda em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM) – Bolsista Capes – angelllig@yahoo.com.br

Seção
Artigos