ENSINO DE INGLÊS E LETRAMENTO CRÍTICO NA UNIVERSIDADE:

FOCO NO PROJETO DE EXTENSÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Álex Marcondes da Silva/ Sérgio Ifa
Palavras-chave: Projeto de extensão, Letramento crítico, Pesquisa-ação, Ensino de inglês, Ensino Médio

Resumo

Este artigo visa descrever e interpretar aulas de inglês do Projeto Casas de Cultura no CampusComunidades, que foram embasadas na perspectiva do letramento crítico e ministradas a alunos de
escolas estaduais. A metodologia empregada foi a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados
foram diários, planos de aula e comentários de alunos. Os resultados apontam que as aulas sobre o
tema Moda levaram os alunos a se expressarem melhor, a fazerem críticas e a perceberem os diversos
pontos de vista sobre o tema abordado em sala de aula.

Biografia do Autor

Álex Marcondes da Silva/ Sérgio Ifa

Professor do Projeto Casas de Cultura no Campus e licenciando de Letras/Inglês na Universidade
Federal de Alagoas; pesquisador PIBIP-AÇÃO (2011/2012).

Professor doutor da graduação e pós-graduação da Faculdade de Letras, líder do grupo de pesquisa
Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET-UFAL), coordenador do Projeto Casas de Cultura
no Campus e orientador do PIBIP-AÇÃO (2011/2012).

Seção
Artigos