E AGORA, JOSÉ, A PESQUISA ACABOU? O ESPAÇO-FRONTEIRA VISTO COM OUTROS ÓCULOS!

  • Cleane Aparecida dos Santos
Palavras-chave: Professor, Fotografias, Narrativas, Espaço-fronteira, Trabalho docente

Resumo

Este artigo tem como recorte uma pesquisa de mestrado defendida no Programa de Pósgraduação de uma universidade do interior do estado de São Paulo, constituída como uma
pesquisa-ação estratégica realizada pela professora-pesquisadora, que lecionava para uma
turma de alunos do quinto ano das séries iniciais. Após a conclusão da dissertação, a
pesquisadora realizou uma experiência de leitura do texto, viu com “outros óculos” e produziu
algumas reflexões na perspectiva do trabalho docente. Para esse trabalho, elegeu-se uma das
subcategorias de análise denominada de “espaço-fronteira”. Nesta subcategoria, os alunos
fotografaram os espaços da escola e produziram os seus registros escritos. Ao revisitar os
diários de campo da pesquisa e os registros dos alunos, a pesquisadora pôde atribuir
(re)significações para o trabalho docente.

Biografia do Autor

Cleane Aparecida dos Santos

Doutoranda em Educação e Mestre em Educação pela Universidade São Francisco/SP, pedagoga,
com especializações em psicopedagogia e gestão escolar. Docente do curso de Pedagogia do Centro
Universitário Padre Anchieta e também da educação infantil e das séries iniciais na rede municipal de
ensino de Jundiaí-SP. E-mail: cleane.santos@bol.com.br.

Seção
Artigos