A dialética da crise social: do mito neoliberal ao fim dos direitos sociais

  • Nicolle Bruno Bressane
  • Wanderley Todai Jr
Palavras-chave: ciências políticas, neoliberalismo, direitos sociais, crise político social, devastação neoliberal

Resumo

O mito de que o neoliberalismo seria a única saída política possível para resolver as crises econômicas políticas e sociais, existentes desde a década de 1970, há muito tem sido propagado em todo globo terrestre. Contudo, o que se deve considerar é que o ideal neoliberal que se encontra entranhado na maior parte da política mundial sempre teve um único objetivo: a perpetuação do sistema capitalista e dos privilégios da classe burguesa. E, para alcançar esse objetivo, a classe
dominante investiu fortemente na devastação dos direitos sociais, patrocinando líderes que defendessem os seus interesses - fossem eles eleitos democraticamente ou levados ao poder à força - com a intenção de enfraquecer os movimentos
sociais por direitos formalmente existentes, aumentando ainda mais o abismo econômico e social existente entre burguesia e classe trabalhadora.

Biografia do Autor

Nicolle Bruno Bressane

É graduada em Direito.
Apresentou monografia para a conclusão do curso de Direito com o tema: “ESBOÇO DE UMA CRÍTICA AO DESMONTE DOS DIREITOS SOCIAIS NO MODELO NEOLIBERAL: uma análise sobre o direito à educação no Brasil atual”, além de ter participado do Programa de Monitoria da Universidade Padre Anchieta na disciplina de Ciências Políticas e membro do grupo de estudos sobre “Estudos Avançados em Teoria Política”, sob coordenação do professor Me. Wanderley Todai Jr.

Wanderley Todai Jr

Wanderley Todai Junior é professor de Teoria Política, Sociologia do Direito, Sociologia Geral, Teoria do Estado e História do Direito na Faculdade de Direito do Centro Universitário Padre Anchieta, Jundiaí. É graduado em Direito, Especialista em Sociologia e Mestre em Sociologia. Conduz pesquisa sobre a Teoria Ontológica de Georg Lukács, Teoria da Dependência e a América Latina e Marxismo e Psicanálise.

Seção
Artigos