O processo cível de reintegração de posse

voa-sp x associação mata ciliar

  • Juliana Oliveira de Paula
Palavras-chave: ética ambiental, direito ambiental, legislação ambiental, interdependência de espécies, direito administrativo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal introduzir a história da Associação Mata Ciliar (AMC), chegando até os dias atuais, em que sofre um processo de reintegração de posse[1] pela empresa concessionária do aeroporto de Jundiaí, VOA-SP. Por se tratar de uma série de artigos e não apenas um isolado, este sendo a introdução da série, traremos a base histórica e de trabalho atual da AMC, bem como sua devida importância. Além disso, ao longo da série, poderá ser percebido como as leis existentes são aplicadas a um caso concreto, demonstrando que o jurídico se espelha na cultura brasileira. Também exploraremos experiências próprias, a real situação de nossa fauna. Trataremos da interdependência das espécies, demonstrando que o ser humano depende da sobrevivência, e qualidade de vida, de todas as espécies.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira de Paula

Advogada desde 2015, formada pelo Centro Universitário Padre Anchieta, turma 2014, voluntária na Associação Mata Ciliar desde 2010, suplente no Conselho Municipal de Bem Estar Animal, da Prefeitura de Jundiaí, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, 33ª Subseção, co-fundadora do Coletivo Japy, militante na área socioambiental há mais de 12 anos.

Publicado
2023-03-30
Seção
Artigos