Inovação no redesenho e planejamento no processo de compras na Prefeitura de Jundiaí
uma propostas na Unidade de Gestão e promoção da Saúde
Resumo
O processo de compras no Brasil, historicamente organizado com base em orçamentos públicos, tem passado por transformações significativas com a incorporação de tecnologias. Este trabalho pretende analisar a evolução da gestão de compras públicas no município de Jundiaí na área da Saúde pública, destacando uma proposta de transição da descentralização para uma abordagem mais centralizada, focada não apenas na eficiência operacional, mas
também na gestão estratégica de suprimentos. A recente implementação da Lei de Licitações e Contratos (Lei 14.133/2021) introduz novos paradigmas de transparência e eficiência nos processos licitatórios, visando melhorar a qualidade dos serviços públicos. Este trabalho de pesquisa qualitativa, explora através de metodologia observacional e análise da literatura, estratégias para o planejamento eficaz das compras municipais, destacando a importância da inovação e da sustentabilidade para enfrentar desafios emergentes e melhorar o atendimento ao cidadão, a partir do recurso PDCA, com ênfase no passo do planejamento. Identifica-se algumas estratégias que visam preencher lacunas do processo de compra, principalmente na etapa do planejamento, e conclui-se pela criação de catálogo padronizado de itens com ferramenta de captação de necessidades para ser utilizado na Unidade de Gestão e Promoção de Saúde, com participação de todos os setores envolvidos.