Normas

  1. Seleção de artigos: o manuscrito que se enquadra nas categorias acima descritas será avaliado quanto à originalidade, à relevância do tema e à qualidade da metodologia científica, bem como sua adequação às normas editoriais adotadas pela revista. Só serão aceitos para análise pressupondo-se que: (a) todas as pessoas listadas como autores aprovaram o seu encaminhamento pelo consentimento online com vistas à publicação na Revista de Psicologia Aplicada e (b) qualquer pessoa citada como fonte de comunicação pessoal tenha autorizado previamente a citação.
  2. Os materiais encaminhados devem ter um caráter inédito: o conteúdo do material enviado para publicação na Revista Psicologia Aplicada não pode ter sido publicado anteriormente, nem submetido para publicação em outro periódico ou outro meio de divulgação. Os conteúdos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.
  3. Revisão por pareceristas: os trabalhos enviados serão apreciados pelo Conselho Editorial, que poderá fazer uso de Consultores ad hoc, a seu critério. Os pareceres dos consultores comportam quatro possibilidades: a) aceitação integral; b) aceitação com reformulação; c) recusa com possibilidade de nova submissão d) recusa integral. Em qualquer das possibilidades anteriormente mencionadas, os autores serão notificados da aceitação ou recusa de seus artigos, sempre que possível, no prazo de três meses a partir da data de seu recebimento. Os originais, mesmo quando recusados, não serão devolvidos e serão arquivados para controle da revista. Os procedimentos de revisão de linguagem poderão ser feitos pelo conselho Editorial da Revista. Quando este julgar necessárias modificações substanciais, que possam alterar a idéia do autor, este será notificado e encarregado de fazê-las, devolvendo o trabalho reformulado no prazo máximo de um mês.
  4. Direitos autorais: os direitos autorais dos artigos publicados pertencem à Revista de Psicologia Aplicada. A reprodução total dos artigos desta Revista em outras publicações, ou para qualquer outra utilidade, está condicionada à autorização escrita do Editor da Revista de Psicologia Aplicada. Pessoas interessadas em reproduzir parcialmente os artigos desta Revista (partes do texto que excederem 500 palavras, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter a permissão escrita do(s) autor(es).

Manuscritos submetidos que contiverem partes de texto extraídas de outras publicações deverão obedecer aos limites especificados para garantir originalidade do trabalho submetido. Recomenda-se evitar a reprodução de figuras, tabelas e desenhos extraídos de

outras publicações e se não for possível o manuscrito só será encaminhado para análise se vier acompanhado de permissão escrita do detentor do direito autoral do trabalho original para a reprodução na Revista de Psicologia Aplicada. Em nenhuma circunstância a Revista de Psicologia Aplicada e os autores citados nos trabalhos publicados nesta Revista repassarão direitos assim obtidos.

6.Notas sobre o(s) autor(es): incluir uma breve descrição (40-50 palavras) sobre as atividades atuais do(s) autor(e)s e sobre a sua formação.