Comunicação indisciplinada:

iconofagia e iconorreia nos meios de (in)comunicação

  • Rodrigo Browne Sartori
  • Helena Maria Cecília Navarrete

Resumo

Os meios de comunicação já não comunicam. A lógica da informação transformou-a em uma ferramenta não comunicativa. Os meios de comunicação (in)comunicam. Isso ocorre devido ao excessivo bombardeio de imagens que circulam em sociedades reconstruídas por ícones aliados a fórmulas artificiais do simulacro. Se, em uma primeira etapa, a iconofagia era entendida como o fenômeno de deglutir imagens por membros de sociedades contemporâneas; em uma segunda leitura, são essas imagens que devoram e se alimentam dos homens. Portanto, em resumo, como podemos projetar um exercício prático de iconorreia? Para procurar alternativas para esta patologia, é necessário ver as novas comunicações a partir de uma estratégia indisciplinada que estimule manobras ilimitadas e iconorreicas. Reativando, com isso, a questão dialógica das comunicações humanas e esboçando traços desterritorializados e indisciplinados
que podem deglutir os manipuladores conteúdos iconofágicos.

Publicado
2023-12-31