PODCASTS, COMUNICAÇÃO E ENSINO:

COMO AS NOVAS MÍDIAS PODEM FAVORECER O APRENDIZADO SOBRE GESTÃO DA ÁGUA EM SALA DE AULA

  • Murilo Ferreira de Sant'Anna
  • Taitiâny Karita Bonzanini
Palavras-chave: podcast, comunicação, ensino, mídia, recursos hídricos

Resumo

O presente trabalho busca discutir os resultados obtidos com a investigação sobre o uso de podcast como ferramenta de ensino e aprendizagem, realizada junto a um grupo focal, composto por 15 professores do Ensino Básico, que avaliaram os potenciais de usos dessa mídia em sala de aula, bem como, validaram a produção de um material didático de capacitação de docentes, intitulado “Água Educast”, produto resultante da pesquisa de mestrado “Vozerio da Água: o uso de podcasts para ensino e aprendizagem sobre Gestão de Recursos Hídricos”. A pesquisa revelou que há um crescente interesse dos professores pelos potenciais de uso dos podcasts com os alunos no ambiente escolar, uma vez que o uso dessa mídia desperta maior engajamento e participação em sala de aula, de forma colaborativa e interdisciplinar, especialmente, sobre temas complexos, como a gestão da água e meio ambiente.

Publicado
2025-06-30