Da Homossexualidade à Homoafetividade. Dos Gregos à Contemporaneidade

  • Paulo Iotti
Palavras-chave: Homossexualidade, homoafetividade, uniões homoafetivas

Resumo

O presente artigo visa trazer uma breve explicação da compreensão da homossexualidade ao longo da História, mesmo nos períodos históricos anteriores ao final do século XIX, no qual as pessoas passaram a ser identificadas em termos do
que entendemos, atualmente, como sua orientação sexual (identidade sexual) e, por igualdade de razões, de sua identidade de gênero no final do século XX. Explica-se, assim, a forma como as diversas sociedades humanas entenderam a atração eróticoafetiva por pessoas do mesmo gênero, passando pelo entendimento de sua patologização (paradigma do “homossexualismo”) e culminando com a valorização das relações afetivas entre pessoas do mesmo gênero com igual respeito e consideração relativamente às uniões heteroafetivas, a saber, as relações afetivas entre pessoas de gêneros opostos (paradigma da homoafetividade).

Biografia do Autor

Paulo Iotti

Doutor e Mestre em Direito Constitucional pela Instituição Toledo de Ensino, de Bauru. Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Especialista autodidata em Direito da Diversidade Sexual e de Gênero e em Direito Homoafetivo. Bacharel em Direito pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie. Professor Universitário e Advogado (OAB/SP 242.668).
Diretor-Presidente do GADvS – Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero. Integrante da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/SP.

Seção
Artigos