A RELEVÂNCIA DAS NEUROCIÊNCIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO ENSINO MÉDIO

  • Altiere Araujo CARVALHO
  • Luciana Lumasini KATO
  • Ricardo Bonaldo DAROZ
Palavras-chave: Envolvimento cognitivo, Neurociências, Ensino-aprendizagem de Ciências

Resumo

O objetivo desse trabalho é demonstrar que o conhecimento em ciências tenha se reduzido a um conhecimento tecnocrático, e sugerir a estruturação de uma mudança de comportamento e a internalização de atitudes e valores, capazes de transformar o aluno em estudante, um ser intelectualmente independente em ciências. A construção do conhecimento, nos últimos séculos, em especial, na Física, mediada pelo professor, em que não é prioritário saber como nascem e evoluem as ideias científicas, mas, como aplicá-las, de sorte a produzirem efeitos práticos e imediatos, colocou biombos entre as comunidades discente e docente. Ao objetivar-se, exclusivamente, a apresentação da ciência como algo neutro, prático, linear, objetivo, desprovido de historicidade, e à medida que se desviou o olhar das áreas afetivas dos discentes, relacionadas a elementos emocionais nas tomadas de decisões, bem como permanência dessas concepções, privouse esse grupo da possibilidade de apropriação de um conhecimento mais profundo em ciências e, talvez, em consequência disso, ainda não conseguimos edificar uma sociedade capaz de elaborar uma visão crítica e abrangente.

Seção
Artigos