O JOGO NUNCA DEZ COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

  • Kátia Cilene BENOTI
  • Renata Izabel Mariconi FERRO
  • Adriana Maria Corder MOLINARI
Palavras-chave: Jogo Nunca Dez, Intervenção, Aprendizagem

Resumo

A realidade do ensino e da aprendizagem da Matemática nas escolas é bastante preocupante, no Brasil. As pesquisas – tanto para a pedagogia, quanto para a psicopedagogia – avançam e sinalizam que uma das estratégias eficazes para seu ensino é por meio de jogos. Neste artigo, o êxito do jogo Nunca Dez será relatado como instrumento de ensino, aplicado a um aluno de dez anos, matriculado no quinto ano do Ensino Fundamental I, que ainda não dominava o Sistema Numérico Decimal (SND) e não demonstrava noções básicas dos algoritmos do campo aditivo e multiplicativo, conteúdo exigido e necessário para um desempenho escolar satisfatório e condizente com sua faixa etária.

Biografia do Autor

Kátia Cilene BENOTI

Psicopedagoga pela Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba e Professora da Rede Municipal de Ensino de Piracicaba. E-mail: katia25benoti@hotmail.com.

Renata Izabel Mariconi FERRO

Mestre em Educação. Coordenadora de Pós e Extensão da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba. E-mail: renata.ferro@domboscopira.com.br.

Adriana Maria Corder MOLINARI

Doutora em Educação. Fundação Municipal para Educação Comunitária – FUMEC / Laboratório de Psicologia Genética – LPG/FE/Unicamp. E-mail: dri.molinari@uol.com.br.

Seção
Artigos