Desenvolvimento de uma plataforma digital:

ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem da anatomia dos sistemas digestório e circulatório humanos

  • Bruna da Cruz Britto
  • Tiago Negrão Andrade
  • Amilton Iatecola
  • Victor Augusto Ramos Fernandes
  • Lilia Cavicchioli Fonseca Iatecola
  • Marcel Fernando Inacio Cardoso
  • Gilmar Cardoso de Jesus
  • Gisele Massarani Alexandre de Carvalho
  • Vinicius Barroso Hirota
  • Marcelo Rodrigues da Cunha

Abstract

Anatomia Humana é uma disciplina que requer um método específico de aprendizado, haja vista sua complexidade e amplo vocabulário de nomenclaturas. Dessa maneira, atualmente novos recursos pedagógicos e tecnológicos se apresentam como uma interessante ferramenta para o estímulo do aprendizado do aluno e o desenvolvimento de um processo pedagógico no qual se oportuniza ao discente o papel central de sua aprendizagem, tornando-o responsável pelas aquisições cognitivas e afetivas associadas ao estudo da anatomia humana, evitando, assim, a associação do papel centralizador do processo ensino-aprendizado ao docente. Além disso, devem ser considerados alguns fatores da atual realidade educacional e social do país, tais como a evolução da tecnologia e da comunicação, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais, as transformações aceleradas das práticas pedagógicas e projetos curriculares, assim como o perfil atual dos estudantes. Sendo assim, o objetivo desse projeto foi desenvolver uma Plataforma Digital para o ensino eletrônico do corpo humano, baseada
em um ensino híbrido de e-learning, desenvolvido com soluções integradas de websites, temas (leiautes) e plugins específicos dos sistemas livres do Wordpress, para que pudesse tornar o ensino da anatomia mais interativo, dinâmico e motivacional. Para isso, foram utilizadas imagens de peças anatômicas sintéticas de sistema digestório e circulatório, pertencentes ao laboratório de anatomia do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp). As peças anatômicas foram fotografadas e as imagens editadas no software Adobe Photoshop CC 2019. Em seguida, foram nomeadas no Wordpress com o plugin ImagePro®,
em linguagem HTML. Nos resultados, foi possível tornar essa plataforma digital em um recurso interativo, em que o estudante tem a opção de selecionar qual sistema (digestório ou circulatório) pretende estudar e, logo em seguida, escolher uma estrutura anatômica específica para aprender de forma mais interativa a anatomia humana, podendo ainda ser usada como exercícios e construção de mapa mental. Além disso, há a opção de usar diversos tipos de tradução do site para as línguas estrangeiras. Concluindo, essa plataforma digital constitui uma ferramenta complementar para o auxílio de uma prática pedagógica mais
dinâmica da anatomia do sistema digestório e circulatório e poderá ser usada como alternativa em diferentes metodologias ativas de ensino na área da saúde. Entretanto, esses recursos devem ser usados juntamente com o ensino presencial da anatomia humana, que é necessário e insubstituível na formação clínica e bioética do estudante. Dessa maneira, esses programas tecnológicos podem ajudar o aluno a adquirir um perfil mais comunicativo e participativo mediante ao contexto educacional condizente com a realidade que se vivencia atualmente.

Published
2022-11-02