AS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS NA BNCC DO ENSINO MÉDIO:

Da prescrição à prática docente

  • Matheus Luiz de Souza Céfalo

Abstract

O presente artigo buscou analisar a proposta curricular direcionada às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na BNCC do Ensino Médio, visando a discutir suas implicações à prática docente. Para tal, analisou-se a versão em vigor da BNCC, além de uma pesquisa bibliográfica embasada nas obras de Goodson (2018), Durkheim (2014; 2002), Bourdieu e Passeron (2014) e Gimeno Sacristán (2013). Observou-se o papel da escola como instituição socializadora e espaço de reprodução social, pois, a seleção de competências e habilidades específicas torna evidente a criação de um arbitrário cultural, cuja a finalidade é a preparação socioemocional dos jovens para o mercado de trabalho, atendendo aos interesses de uma reforma empresarial da Educação, ao passo que à prática docente configuram-se duas possibilidades: reproduzir esses interesses ou promover uma educação emancipatória.

Published
2024-03-31