A OFICINA DE PIPAS E O ENSINO SIGNIFICATIVO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA:
uma experiência do projeto de Práticas Integradas de Gestão e Docência no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Abstract
O presente estudo descreve uma Oficina de Pipas (OP) realizada no âmbito do projeto Práticas Integradas de Gestão e Docência (PIGD) no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia do Centro Universitário Padre Anchieta. O objetivo foi apresentar estratégias práticas embasadas na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Paul Ausubel para o ensino de conceitos matemáticos, relacionando a construção das pipas com a Geometria e a valorização da cultura popular. Dezenove alunas participaram sob a supervisão de três docentes. O estudo envolveu etapas práticas de construção de pipas, exploração de conceitos geométricos, questionário e análise de conteúdo. Após a realização da OP como estratégia prática embasada na TAS, foi possível observar a relevância da interação entre diferentes áreas do conhecimento, como a Educação Física e a Matemática, para um ensino mais significativo e integrado. A diversificação metodológica e a exploração de conceitos de forma interdisciplinar promovem uma construção mais consistente e profunda dos objetos de conhecimento, destacando a importância da formação continuada dos professores para essa prática. A busca por uma visão holística no ensino/aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento promove uma educação mais significativa e promissora.