UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE O PROJETO PARTICIPATIVO

  • Lia Leme Zaia
Palavras-chave: Autonomia, interesse, discussão, tomada de decisão, assessoria psicopedagógica

Resumo

Considerando a necessidade de tomar decisões coletivas e realizar opções individuais e grupais para o desenvolvimento da autonomia necessária à vida democrática, propomos neste artigo o trabalho com projetos participativos, processo fundamentado na Pedagogia Operatória, cujos princípios e implicações pedagógicas têm por base a teoria piagetiana. Reconhecendo as dificuldades enfrentadas pelo professor para diminuir o seu poder e propiciar ao aluno a tomada de decisões importantes no trabalho pedagógico, analisamos o papel da assessoria psicopedagógica, não apenas em relação à fundamentação teórica necessária ao professor, mas, principalmente, propiciando-lhe a segurança necessária à construção de uma nova prática pedagógica.

Biografia do Autor

Lia Leme Zaia

Doutora em Educação, Pesquisadora e Colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP, Coordenadora e Docente no curso de Especialização em Psicopedagogia da Faculdade Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, Docente no Curso de Especialização em Psicopedagogia do Centro Universitário Central Paulista- UNICEP – em São Carlos, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Email: lialemezaia@gmail.com

Seção
Artigos