NOS RELATOS DE HISTÓRIA DE VIDA DO SUJEITO-PROFESSOR: CONFISSÕES DE SI

  • Beatriz Maria ECKERT-HOFF

Resumo

Com o intuito de compreender a relação do sujeito com sua formação e, possivelmente, contribuir para deslocamentos que nos levem a (re)pensar o professor num processo contínuo de formação, este trabalho visa a analisar como o sujeito-professor se põe em cena e encena um lugar para falar de sua história de vida, como forma de se dizer. Para tanto, constituímos nosso objeto de estudo a partir de entrevistas semidirigidas com professores de Língua Portuguesa do Ensino de primeiro e segundo graus, pertencentes à região de Canoinhas/SC e à região de Campinas/SP, Brasil. Queremos problematizar os relatos de história de vida dos sujeitos-professores como uma escritura de si, como encenação de um lugar que nos permita compreender, pelas rupturas, pelo equívoco, pelos furos da linguagem, como funciona, no corpus, a subjetividade e a identidade dos sujeitos enunciadores. Os gestos de leitura e de interpretação das histórias de vida dos professores, fundamentam-se nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso de linha Francesa, que nos permitem trabalhar com a noção de sujeito cindido, por assumir várias posições no discurso; e clivado, por ser fragmentado, uma vez que o inconsciente o constitui.

Biografia do Autor

Beatriz Maria ECKERT-HOFF

Beatriz Maria Eckert-Hoff atualmente é Pós-Doutoranda no Programa de Letras Modernas da USP, com parte da pesquisa realizada na Alemanha, na Universidade Christian-Albrechts-Universitaet zu Kiel. É Diretora de Graduação e Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão no UNIANCHIETA; Professora convidada no curso de Mestrado em Lingüística Aplicada da UNITAU; Pesquisadora, integrante do grupo de pesquisa CNPq/UNICAMP, coordenado pela prof. Dr. Maria José Coracini. E-mail: eckert01@terra.com.br

Seção
Artigos