OS OPERADORES DO DIREITO NO EXERCÍCIO DO MAGISTÉRIO: O DESPERTAR DOCENTE.

  • Lucia Helena de Andrade Gomes

Abstract

Este artigo originou-se de um sonho: a articulação da Pedagogia com o ensino jurídico, , visando propiciar formação pedagógica aos profissionais do Direito que exercem o magistério. Para a elaboração deste estudo, inicialmente apresentamos um breve panorama do ensino jurídico em nosso país: positivista, tecnicista e reprodutor da cultura tradicional. Elegemos como foco deste trabalho: a prática e a formação dos docentes em um curso de Direito, pontuando os avanços e desafios. A pesquisa foi desenvolvida no curso de Direito, instituição privada, localizado em Jundiaí, São Paulo. O trabalho fundamentou-se a partir da reflexão e análise na instituição do diagnóstico coletivo da comunidade acadêmica. Foram aplicados questionários e entrevistas a alunos e professores. Constatamos que os docentes de um curso de direito além do conhecimento jurídico, devem ter a compreensão ética de sua atividade articulada a uma capacitação pedagógica continuada.

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