A importância do princípio de continuidade no pensamento filosófico e pedagógico em John Dewey
Abstract
O objetivo deste artigo é analisar a importância do princípio de continuidade no pensamento pedagógico e filosófico de John Dewey. Fizemos um levantamento bibliográfico em 30 obras do autor, entre livros e artigos, onde buscamos, inicialmente, a palavra continuidade, enquanto princípio ou não. Das 30 obras pesquisadas, apenas 4 não faziam qualquer alusão à palavra em questão. A escolha das obras foi devido a citações em textos, teses ou dissertações que faziam referência ao filósofo norte-americano. Dentre as obras pesquisadas, estão Democracia e Educação, onde, no capítulo 25, ele faz uma análise entre o princípio de continuidade e o dualismo enquanto teorias do conhecimento. Em A Busca da Certeza, o autor discute mais especificamente a questão do dualismo e Experiência e Natureza, onde ele desenvolve um exemplo do que seja o dualismo. Por essa razão, também faremos uma abordagem sobre o dualismo que está na base da filosofia clássica grega. A partir da pesquisa, foi possível constatar que o princípio de continuidade é o que fundamenta a teoria filosófica e pedagógica de John Dewey, de onde ele sustenta, a nosso ver, a sua filosofia pragmática.