SER PROFESSOR: A PROFISSIONALIZAÇÃO, O PROFISSIONALISMO E A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
Abstract
Este artigo é um recorte da pesquisa qualitativa de doutorado que teve como objetivo verificar como ocorre aprendizagem da docência e constituição da profissionalidade docente. O presente texto destaca que os conhecimentos exigidos para ensinar e para aprender vêm sendo incorporados e/ou (re)significados, existindo neste contexto, discussões sobre a tênue distinção entre os termos profissionalismo, profissionalidade e profissionalização. Como referencial teórico-metodológico no campo do conhecimento profissional e da aprendizagem da docência utilizou-se as contribuições de Montero (2001) como base da pesquisa, assim como, de Gauthier (1998), Moura (2001), Roldão (2005), Tardif (2008), Goodson (2008) e André (2010). Os estudos indicaram que a profissionalidade envolve os conhecimentos articulados a um processo de profissionalização e às habilidades para o exercício profissional da docência, o que requer a conquista de um espaço para constituição, reconhecimento e valorização profissional.