CONSIDERAÇÕES SOBRE AS HISTÓRIAS INFANTIS E A ANSIEDADE NA PRIMEIRA INFÂNCIA

  • Lívia Márcia Batista
  • Geni Alves de Souza Santos
Palavras-chave: Infância, Ansiedade, Educação Infantil, Contos de fadas

Resumo

Este artigo apresenta algumas considerações sobre as possíveis manifestações da ansiedade na primeira infância durante a escuta de histórias infantis, em específico, os contos de fadas. Nas instituições de Educação Infantil as crianças de 0 à 3 anos são colocadas em contatos diários com enredos e personagens das narrativas infantis. O intuito deste estudo foi de investigar se tal recurso tão utilizado pelos profissionais da área educativa poderia provocar possíveis manifestações de ansiedade. O objetivo desta pesquisa é promover uma reflexão em torno do emocional das crianças que reagem com demonstrações de medo a estes estímulos literários. Para a realização da pesquisa utilizou-se a análise bibliográfica com enfoque na literatura psicanalítica.

Biografia do Autor

Lívia Márcia Batista

Doutora em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS). Docente do Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA). E-mail: lbatista@anchieta.br Tel.: 4527.3452 Ramal: 3512. Cel. (19) 9.9177-8255

Geni Alves de Souza Santos

É graduada em psicologia pelo Centro Universitário Padre Anchieta (UNIANCHIETA). E-mail: geniassantos@yahoo.com.br

Seção
Artigos