DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A EXPERIÊNCIA DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO NO SISTEMA EDUCACIONAL DE JUNDIAI

  • Janete Aparecida S. Marini
  • Sheila Hamburg Depiatti
Palavras-chave: Dificuldade de aprendizagem, atendimento especializado, modalidades de atendimento

Resumo

O presente artigo descreve a implantação de um programa específico de atendimento as dificuldades de aprendizagem a alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental no sistema de ensino de Jundiaí. As crianças são encaminhadas ao serviço pelas unidades escolares e avaliadas por uma equipe multidisciplinar que verifica a necessidade de atendimento especializado em fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia e psicoterapia. São descritas as variáveis de gênero, faixa etária, escolaridade, motivo do encaminhamento e tipo de atendimento. A análise dos dados do ano referência mostrou que 60,6% das crianças encaminhadas foram elegíveis para frequentar os atendimentos especializados. Quanto ao gênero, 70% eram meninos, com faixa de idade variando entre 6 e 10 anos. A queixa predominante foi dificuldade na alfabetização e a psicoterapia foi a modalidade de tratamento mais indicada, revelando indícios de relações entre as dificuldades de aprendizagem e aspectos emocionais, dentre outros fatores que influenciam o desenvolvimento infantil e o desempenho acadêmico.

Biografia do Autor

Janete Aparecida S. Marini

Doutoranda em Educação no Grupo de Estudos de Pesquisas em Psicopedagogia – UNICAMP. Mestre em Avaliação Psicológica Educacional. Professora no curso de Pedagogia do Centro Universitário Padre Anchieta e Faculdade Padre Anchieta de Várzea Paulista. Diretora da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí. E-mai:janmarini@hotmail.com

Sheila Hamburg Depiatti

Especialista em Gestão Escolar e Educação Especial. Psicóloga e Supervisora de Educação Inclusiva na Secretaria Municipal de Jundiai.

Seção
Artigos