REPRESENTAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PSICOPEDAGOGIA

  • Adriana Maria Corder Molinari

Resumen

Este artigo visa a discutir as representações de crianças em problemas de divisão aritméticas. Inicialmente, apresenta-se a definição de representação e o papel desta na solução de problemas aritméticos e, em seguida, apresentam-se formas pela quais as crianças representam graficamente os procedimentos de solução de problemas de divisão. Por se tratar de um importante elemento cognitivo para a compreensão de tarefas a serem executadas, fazse necessário que educadores e psicopedagogos compreendam a importância da construção de representações, pois é ela quem direciona o sujeito no planejamento e na elaboração de procedimentos para a realização da tarefa, guiando-o para os fins a serem atingidos. Uma vez que os objetos matemáticos não são acessíveis pela percepção, eles dependem de sistemas representativos para serem compreendidos. Portanto, o profissional que trabalha com a aprendizagem das crianças, deve compreender que, em especial para o conhecimento matemático, a representação tem o papel fundamental.

Biografía del autor/a

Adriana Maria Corder Molinari

Doutora em Educação. Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP, Docente no curso de graduação em Pedagogia e Especialização em Psicopedagogia da Faculdade Dom Bosco de Piracicaba, Docente nos Cursos de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí e do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu no Curso de Psicopedagogia, da Faculdade Adventista de Educação e Ciências Humanas. E-mail: dri.molinari@uol.com.br.

Sección
Artigos