REPRESENTAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS ARITMÉTICOS: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A PSICOPEDAGOGIA

  • Adriana Maria Corder Molinari
Palavras-chave: representação, solução de problemas, divisão aritmética, aprendizagem

Resumo

Este artigo visa a discutir as representações de crianças em problemas de divisão aritméticas. Inicialmente, apresenta-se a definição de representação e o papel desta na solução de problemas aritméticos e, em seguida, apresentam-se formas pela quais as crianças representam graficamente os procedimentos de solução de problemas de divisão. Por se tratar de um importante elemento cognitivo para a compreensão de tarefas a serem executadas, fazse necessário que educadores e psicopedagogos compreendam a importância da construção de representações, pois é ela quem direciona o sujeito no planejamento e na elaboração de procedimentos para a realização da tarefa, guiando-o para os fins a serem atingidos. Uma vez que os objetos matemáticos não são acessíveis pela percepção, eles dependem de sistemas representativos para serem compreendidos. Portanto, o profissional que trabalha com a aprendizagem das crianças, deve compreender que, em especial para o conhecimento matemático, a representação tem o papel fundamental.

Biografia do Autor

Adriana Maria Corder Molinari

Doutora em Educação. Pesquisadora colaboradora no Laboratório de Psicologia Genética da Faculdade de Educação da UNICAMP, Docente no curso de graduação em Pedagogia e Especialização em Psicopedagogia da Faculdade Dom Bosco de Piracicaba, Docente nos Cursos de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional do Centro Universitário Padre Anchieta – Jundiaí e do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu no Curso de Psicopedagogia, da Faculdade Adventista de Educação e Ciências Humanas. E-mail: dri.molinari@uol.com.br.

Seção
Artigos