DEVER DE CASA, ALGUMAS REFLEXÕES

  • Berenice Victor Carneiro
Palavras-chave: motivação intrínseca, autonomia, diferenças sociais, diferenças de aprendizagem

Resumo

Este estudo analisa brevemente as considerações a respeito do impacto do dever de casa para o aluno, a família e a sociedade. De acordo com a bibliografia especializada, trata-se de uma atividade pedagógica, atribuída pelo professor ao aluno, para ser realizada fora do período escolar (FRANCO, 2002). Utilizaremos em nossas análises duas áreas teóricas distintas, no intuito de destacar as recomendações do ponto de vista psicológico e as críticas a partir de uma perspectiva sociológica. Nossos resultados permitem concluir que o dever de casa é uma atividade complexa que envolve muitos agentes e contextos diversos, além de fatores motivacionais que precisam ser considerados na proposta desta atividade.

Biografia do Autor

Berenice Victor Carneiro

Psicóloga Doutora em Psicologia, PUC-Campinas, Professora na Faculdade de Psicologia, PUC-Campinas. Professora no curso de Especialização de Psicopedagogia Clínica e Institucional e Educação Especial do Centro Universitário Padre Anchieta.

Seção
Artigos