SURDEZ E IMPLICAÇÕES COGNITIVAS SOB O PONTO DE VISTA SÓCIOCIENTÍFICO

  • Altiere Araujo Carvalho

Resumen

Este artigo demonstra o procedimento de avaliação dos limiares auditivos e a classificação das perdas auditivas, as correntes educacionais para o tipo de aquisição de língua dos pacientes. Ressalta a importância do aspecto sócio-cultural no prognóstico da pessoa surda, baseado no entrave entre surdez e cognição que se estabelece na dificuldade da comunicação entre o surdo e o mundo, assim como entre o mundo e o surdo e sugere que a comunicação configura a possibilidade de acesso ao mundo intelectual e ao seu desenvolvimento cognitivo.

Biografía del autor/a

Altiere Araujo Carvalho

Phd e Doutor em Neurociências e Comportamento-USP. Professor no Centro Universitário Padre Anchieta, na Pós-graduação Especialização em Educação Especial, na FACCAMP – Campo Limpo Paulista e no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Sección
Artigos