A ÉTICA E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA PROPOSIÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, SOLIDÁRIA, SUSTENTÁVEL E INCLUSIVA

  • Antonio Carlos Valini Vacilotto
Palavras-chave: Ética; Educação; Direitos humanos; Inclusão.

Resumo

Este artigo aborda a relação entre ética e educação em direitos humanos, destacando a necessidade de uma transformação aprofundada nas estruturas sociais, econômicas e políticas para a construção de uma sociedade justa, solidária, sustentável e inclusiva. Partindo de uma reflexão filosófica e histórica, este estudo enfatiza que mudanças significativas no campo da educação só serão possíveis com alterações estruturais na base econômica e política da sociedade. A ética deve ser compreendida como uma prática social que vai além das questões individuais, sendo essencial para promover a dignidade e os direitos humanos de forma universal. Dessa forma, são exploradas as contribuições de pensadores como Aristóteles, Kant e Marx, destacando a evolução do conceito de ética ao longo da história, desde a Antiguidade até a Modernidade, e sua influência nos processos educativos. Concluiu-se que, para que a transformação ocorra, é necessário um novo paradigma ético, que esteja alinhado aos direitos humanos e que seja capaz de enfrentar as contradições e desafios impostos pelas desigualdades sociais e econômicas. Assim, a educação em direitos humanos se torna uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, que promova a igualdade de oportunidades e o respeito à dignidade de todos os indivíduos.

Publicado
2024-09-30