MARCAS DA RELAÇÃO DA ESCOLA COM A CIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA “EXEMPLAR”: A ORIGEM SOCIAL E ESCOLAR DAS PROFESSORAS PRIMÁRIAS (1920-1950)

  • Diva Otero Pavan
Palavras-chave: Professoras primárias, Origem social e escolar, Escola “exemplar

Resumo

Este trabalho integra pesquisa mais ampla concluída em 2007, que analisou quatro instituições escolares de diferentes estados no período de 1920-1980, cujas histórias se relacionam estreitamente às de suas cidades. Uma delas, o Grupo Escolar Conde do Parnaíba, no interior de São Paulo, foi identificada, como as demais, como “exemplar”, porque considerada uma referência de qualidade e formação e porque expressou os projetos de modernização e escolarização de grupos sociais considerados como “elites” na cidade em dado momento histórico. Pretende-se mostrar que as professoras primárias, no período de 1920-1950, se constituíram em peça chave para tornar essa escola exemplar e que aspectos de sua origem social e escolar apresentam-se como reveladores dessa exemplaridade. Utilizaram-se fontes privilegiadas, como entrevistas aprofundadas, que permitiram construir biografias e quadros comparativos, fotos, jornais escolares e locais, documentos oficiais. Apesar da diversidade socioeconômica e de trajetórias, pode-se afirmar que essas professoras, pertencentes a um determinado grupo social, levaram adiante um projeto de Estado para o interior da escola pública e que foram importantes na construção da identidade desse Grupo Escolar que se fazia entrelaçando-a à da cidade.

Biografia do Autor

Diva Otero Pavan
Doutora em Educação – UNICAMP. Professora do Curso de Pedagogia e coordenadora dos cursos de pós-graduação Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Gestão Educacional e Educação Especial do Centro Universitário Padre Anchieta. e-mail: dpavan@anchieta.br
Seção
Artigos