Contribuições da Pedagogia da Ação Comunicativa à formação docente

  • José Renato Polli
Palavras-chave: Teoria do Agir Comunicativo, Pedagogia da Ação Comunicativa, Ética do Discurso, Emancipação

Resumo

Este artigo tem como objetivo indicar os pressupostos da Teoria do Agir Comunicativo de Habermas como fundamento de uma Pedagogia da Ação Comunicativa. Embora não tenha criado uma nova linha pedagógica, o filósofo alemão Jürgen Habermas ajuda a aprimorar a visão construtivista em educação, ao indicar os mecanismos dialogais qualificados como meios para a formação integral, sustentada numa perspectiva intersubjetivista de compartilhamento de ideias e valores. A formação de professores não pode prescindir da compreensão de que todos, discentes e docentes, estão participando de um processo de construção de saberes que são continuamente compartilhados.

Biografia do Autor

José Renato Polli

Doutor em Educação – Filosofia da Educação (FEUSP). Professor do Centro Universitário Padre Anchieta e Diretor do Colégio Paulo Freire (Jundiaí). Email:jrpolli@uol.com.br

Seção
Artigos